Gostou? compartilhe!
O uso do vidro já conta em torno de 4000 anos. Usado na fabricação de vitrais, caleidoscópios, copos, vasos, e até mesmo móveis, o vidro é um material transparente e impermeável. Hoje, o material pode ser fabricado e passar por vários processos diferentes, cada um com um objetivo específico.
Os tipos mais comuns de vidros encontrados no mercado são
- Float;
- Temperado;
- Laminado ou multilaminado;
- Decorado.
O que são os vidros float?
O nome float refere-se a uma técnica de produção de vidros que se popularizou nos anos 50. A técnica consiste do posicionamento de uma massa de vidro sob uma camada de estanho e ambos são aquecidos. Como as substâncias que não se misturam, quando o vidro começa a derreter, ele se espalha uniformemente sob a camada de estranho. O mofloat tem esse nome pois durante o processo, o vidro flutua sob a camada de estanho.
É a partir do vidro float que vidros de segurança são feitos.
O que são os vidros de segurança?
Vidros de segurança são os vidros que passaram por algum tipo de processo ou tratamento cujo objetivo era o aprimoramento de sua durabilidade e resistência. Vidros de segurança podem ser laminados ou temperados.
O que são vidros laminados?
Vidros laminados são os vidros que passaram pelo processo de laminação. Na laminação, duas ou mais camadas de vidro são colocadas ao redor de uma camada de PVB - um tipo de resina - e então essas camadas são unidas por meio da aplicação de calor e pressão. O resultado desse processo é um material mais resistente.
Quando são usadas três ou mais camadas na preparação de um vidro laminado, ele passa a ser chamado de multilaminado. Os vidros laminado, assim como os vidros temperado, quebram em pequenos pedaços que não são tão cortantes e pontiagudos quanto os do vidros normais.
O que são os vidros temperados?
Se chama de vidro temperado o material que passou por um processo térmico com o objetivo de fortalecê-lo. Durante o processo, os vidros são primeiro aquecidos e depois resfriados, com os processos sendo aplicados rapidamente para que o choque térmico ajude a deixar o material fortalecido.
O que diferencia os vidros temperados dos vidros normais?
A resistência a impactos dos vidros temperados é superior a dos vidros normais, podendo sustentar maior peso. Além disso, quando quebra, o vidro temperado estilhaça-se em pequenos pedaços que são menos cortantes e pontiagudos do que os pedaços do vidro normal.
O vidro, comumente, é comercializado por vidraçarias como a Glasstemp envidraçamento. A empresa trabalha para oferecer produtos de qualidade feitos sob medida para seus clientes.